Arte para Todos

Atuando em dois pólos - a Vila Residencial da UFRJ e o bairro Maré - os cursos e oficinas do projeto Arte para Todos se baseiam nas ideias do sociólogo francês Joffre Dumazedier, que vê no lazer um importante instrumento para a formação dos indivíduos.

Sendo assim, nenhuma habilidade específica é exigida para que o aluno seja incorporado ao projeto, que tem como pressuposto a democratização da arte e acessibilidade musical para todos - independente de dons ou talentos especiais.

Práticas baseadas nas ideias do educador Paulo Freire, que preconiza o diálogo, a liberdade de escolha e a valorização e conscientização do individuo como seres históricos em permanente construção são aplicadas no projeto. A prioridade é a prática da música pelos alunos; a teoria é incorporada na sequência.

O Arte para Todos se propõe a ampliar o universo musical de crianças, jovens e adultos por meio de aulas de diferentes instrumentos e de oficinas de musicalização e também auxiliar estudantes a se prepararem para exames específicos do vestibular para Música. 

Em parceria com a Redes de Desenvolvimento da Maré, o projeto faz a preparação teórica, musical e de repertório de alunos do Curso Pré-Vestibular Rede de Saberes que se interessam em seguir a carreira de Música na universidade. O objetivo é proporcionar aos estudantes da comunidade qualidade técnica que os permitam concorrem em pé de igualdade com outros candidatos.

Para os interessados:
Na Maré, o projeto acontece todos os sábados, entre 9h e 12h, na Associação de Moradores do Parque União - AMPU, na rua Ary Leão, 33. São oferecidas aulas de Musicalização, Violão e Preparação para o THE.

As inscrições podem ser feitas a qualquer momento. O único critério é que a criança ou jovem seja alfabetizado. Para maiores informações ou inscrições, os interessados devem comparecer no local às 9 horas.

UFRJ Setor Padrão
Desenvolvido por: TIC/UFRJ