Projeto Arte para Todos facilita o acesso de jovens da Maré ao vestibular de Música da UFRJ

Ser músico não é uma atividade de gênio ou apenas de alguns poucos imbuídos de talento especial. Cursar uma universidade de Música pode ser algo muito mais acessível do que parece e é nesta ideia que aposta o projeto Arte para Todos, do Programa de Inclusão Social da UFRJ.

Desta forma, o projeto ajuda a preparar jovens da Maré que queiram passar no vestibular para Música. Mas nada de exigências: não é necessário ter conhecimentos vastos em teoria musical ou ser uma virtuose em determinado instrumento. O único critério exigido pelo projeto é que o aluno tenha concluído ou prestes a concluir o ensino médio.

"Queremos refletir juntamente com a comunidade que a música é um saber socialmente construído e, como qualquer outra construção social, deve ser acessível a qualquer pessoa, independendo da origem social", explica a coordenadora do projeto, professora doutora Maria Jose Chevitarese.

Todo o material didático do projeto, que existe desde o início de 2011, é feito a partir dos conteúdos cobrados no Teste de Habilidade Específica (THE) da Escola de Música da UFRJ, com a preocupação de respeitar, nas apostilas elaboradas, o perfil cognitivo dos alunos.

A preparação, porém, vai além das habilidades técnicas. A equipe do projeto ressalta que faz parte de suas atribuições conversar com os jovens sobre a realidade da universidade, mostrar o tipo de formação que vão receber e alertar sobre as possibilidades profissionais que estes alunos encontrarão depois de formados, dentre outras questões.

"Queremos ampliar o conhecimento dos alunos sobre o ensino universitário, disseminando a ideia de democratização real do ensino. E queremos também, claro, que sejam brilhantes em seus testes!", finaliza a professora.

UFRJ Setor Padrão