O Programa de Inclusão Social da UFRJ é uma ação de extensão universitária que visa contribuir para a concretização dos direitos humanos junto a populações historicamente desfavorecidas.

Os projetos, que têm com área de atuação a favela da Maré e a Vila Residencial da UFRJ, buscam garantir acesso à justiça, acompanhamento psicológico, escolarização básica, qualificação técnica em informática e formação em música e pesquisa no campo da musicologia para as populações envolvidas.

Interdisciplinaridade e integração ao ensino e pesquisa são preceitos fundamentais de atuação do Programa- todos os projetos têm como prioridade a produção de conhecimento, a formação dos estudantes da UFRJ e o atendimento real das demandas das comunidades.

A Divisão de Integração Universidade Comunidade (DIUC), da Pró-Reitoria de Extensão (PR5/UFRJ), idealizadora do Programa, é o órgão responsável pela execução, acompanhamento e avaliação dos resultados dos projetos que integram a ação.

O Programa de Inclusão Social da UFRJ tem como objetivos gerais:

Contribuir no âmbito da comunidade acadêmica para a criação de um novo paradigmano que se refere a realização de projetos na área da extensão universitária.

• Impactar na realidade social das comunidades do entorno da Cidade Universitária, especificamente nas 16 comunidades da Maré e da Vila Residencial da UFRJ, no tocante à melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano dessas localidades.

Garantir a defesa dos direitos fundamentais, além da promoção, difusão e educação em direitos humanos aos jovens e famílias vulneráveis às dinâmicas da violência urbana, especialmente aqueles oriundos do Bairro Maré.

UFRJ Setor Padrão