Projeto arquitetônico da Casa das Mulheres da Maré é executado pelo NIAC

Focado em demandas coletivas, o NIAC/Arquitetura idealizou o projeto da Casa de Mulheres da Maré, em parceria com a Redes de Desenvolvimento da Maré - entidade executora do projeto.

A Casa das Mulheres fica no Parque União, uma das favelas que formam o maior conjunto de comunidades populares do Rio de Janeiro, a Maré, com população estimada em 129 mil pessoas, segundo o último levantamento do IBGE.

"A localização dos equipamentos é importante pois sinaliza mudança na forma de ocupação do território", explica o professor Ubiratan Souza, coordenador do NIAC. "Todos os nossos projetos avaliam o impacto que a construção causará na comunidade, com foco na qualidade das instalações e rigor técnico no que diz respeito a normas de segurança".

No prédio, que terá quatro andares, funcionarão diferentes projetos nas áreas de geração de trabalho e renda, formação profissional, linguagens corporais, além de assessoria jurídica e psicológica às mulheres participantes.

A primeira parte do projeto prevê a construção do andar térreo da Casa, onde funcionará o projeto Maré de Sabores, voltado à qualificação de mulheres na área de gastronomia e gênero. Neste local, funcionará uma cozinha industrial e o restaurante Maré de Sabores, que atenderá o público em geral.

O projeto, que já atende centenas de mulheres da comunidade, oferece não só qualificação profissional mas também auxílio na inserção no mercado de trabalho forma, na criação de cooperativas de serviços e na abertura de pequenos negócios individuais.

UFRJ Setor Padrão
Desenvolvido por: TIC/UFRJ