Estão abertas as inscrições no projeto Arte para Todos – iniciativa que faz parte do Programa de Inclusão Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Estão sendo disponibilizadas 70 vagas para aulas de coral (30 vagas) flauta doce (15 vagas), musicalização (15 vagas) e violão (10 vagas).

O curso é gratuito e não há necessidade de experiência anterior em instrumentos musicais nem restrição de idade para participar.

O material será fornecido pelo projeto e os interessados devem comparecer na Associação de Moradores Parque União (Rua Ary Leão, 33 – Parque União) e apenas preencher um formulário de inscrição.

Corra, pois as inscrições vão até o dia 30 de março.

Projeto Arte para Todos facilita o acesso de jovens da Maré ao vestibular de Música da UFRJ

Ser músico não é uma atividade de gênio ou apenas de alguns poucos imbuídos de talento especial. Cursar uma universidade de Música pode ser algo muito mais acessível do que parece e é nesta ideia que aposta o projeto Arte para Todos, do Programa de Inclusão Social da UFRJ.

Desta forma, o projeto ajuda a preparar jovens da Maré que queiram passar no vestibular para Música. Mas nada de exigências: não é necessário ter conhecimentos vastos em teoria musical ou ser uma virtuose em determinado instrumento. O único critério exigido pelo projeto é que o aluno tenha concluído ou prestes a concluir o ensino médio.

"Queremos refletir juntamente com a comunidade que a música é um saber socialmente construído e, como qualquer outra construção social, deve ser acessível a qualquer pessoa, independendo da origem social", explica a coordenadora do projeto, professora doutora Maria Jose Chevitarese.

Todo o material didático do projeto, que existe desde o início de 2011, é feito a partir dos conteúdos cobrados no Teste de Habilidade Específica (THE) da Escola de Música da UFRJ, com a preocupação de respeitar, nas apostilas elaboradas, o perfil cognitivo dos alunos.

A preparação, porém, vai além das habilidades técnicas. A equipe do projeto ressalta que faz parte de suas atribuições conversar com os jovens sobre a realidade da universidade, mostrar o tipo de formação que vão receber e alertar sobre as possibilidades profissionais que estes alunos encontrarão depois de formados, dentre outras questões.

"Queremos ampliar o conhecimento dos alunos sobre o ensino universitário, disseminando a ideia de democratização real do ensino. E queremos também, claro, que sejam brilhantes em seus testes!", finaliza a professora.

Saúde em sala de aula

O Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos está incentivando os alunos a cuidarem da saúde. Alguns minutos estão sendo destinados à prática de ginástica laboral dentro das salas de aula, com o objetivo de evitar lesões e melhorar a postura dos estudantes.

P
ara os idosos, dicas para prevenir quedas no dia-a-dia, mais comuns e perigosas nesta faixa etária, que apresenta taxas mais elevadas de osteoporose.

E com o intuito de incentivar os estudantes a se exercitar de forma lúdica e leve, aulas de dança estão sendo ministradas para os alunos do programa.

Projeto arquitetônico da Casa das Mulheres da Maré é executado pelo NIAC

Focado em demandas coletivas, o NIAC/Arquitetura idealizou o projeto da Casa de Mulheres da Maré, em parceria com a Redes de Desenvolvimento da Maré - entidade executora do projeto.

A Casa das Mulheres fica no Parque União, uma das favelas que formam o maior conjunto de comunidades populares do Rio de Janeiro, a Maré, com população estimada em 129 mil pessoas, segundo o último levantamento do IBGE.

"A localização dos equipamentos é importante pois sinaliza mudança na forma de ocupação do território", explica o professor Ubiratan Souza, coordenador do NIAC. "Todos os nossos projetos avaliam o impacto que a construção causará na comunidade, com foco na qualidade das instalações e rigor técnico no que diz respeito a normas de segurança".

No prédio, que terá quatro andares, funcionarão diferentes projetos nas áreas de geração de trabalho e renda, formação profissional, linguagens corporais, além de assessoria jurídica e psicológica às mulheres participantes.

A primeira parte do projeto prevê a construção do andar térreo da Casa, onde funcionará o projeto Maré de Sabores, voltado à qualificação de mulheres na área de gastronomia e gênero. Neste local, funcionará uma cozinha industrial e o restaurante Maré de Sabores, que atenderá o público em geral.

O projeto, que já atende centenas de mulheres da comunidade, oferece não só qualificação profissional mas também auxílio na inserção no mercado de trabalho forma, na criação de cooperativas de serviços e na abertura de pequenos negócios individuais.

UFRJ Setor Padrão