Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania

Criado em 2006, o Núcleo Interdisciplinar de Ações para Cidadania (NIAC) articula as áreas de Arquitetura, Direito, Psicologia e Serviço Social com o objetivo de desenvolver diferentes ações em Direitos Humanos e acesso à Justiça.

Estudos, publicações, assessoria técnica e assistência sócio-jurídica para a promoção do direito à cidadania, à moradia digna e à defesa jurídica e psicossocial das comunidades vizinhas ao Campus da Ilha do Fundão da UFRJ estão entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão ofertadas pelo Núcleo.

O programa busca anda mobilizar, fortalecer e qualificar o debate junto à rede de profissionais de Justiça e da Educação e de ativistas da defesa dos direitos humanos. Cursos, seminários e fóruns são promovidos com o intuito de criar espaços de discussão sobre os mecanismos institucionais que garantam o acesso às políticas públicas sociais e habitacionais e redução dos processos de vitimização e criminalização da questão social.

Por tudo isso, o NIAC vem se constituindo como possibilidade de experiência fundamental à formação dos estudantes da graduação e da pós-graduação no campo dos Direitos Humanos - uma vez que a análise da violação dos direitos, da violência interpessoal e urbana, nas suas diversidades e complexidades, perpassa interna e externamente a intervenção profissional.

Dentre alguns dos objetivos do NIAC destacam-se:

  Articular e potencializar redes de acesso à Justiça e promoção dos direitos humanos nas áreas contíguas à Ilha do Fundão;

 Prestar assessoria interdisciplinar aos movimentos de base, conselhos de direitos e fóruns locais que lutam pela promoção dos direitos da cidadania;

 Realizar pesquisas e consultas técnicas no campo dos Direitos Humanos;

 Garantir a defesa dos direitos fundamentais, além da promoção, difusão e educação em direitos humanos aos jovens e famílias vulneráveis às dinâmicas da violência urbana, especialmente aqueles oriundos do bairro Maré;

  Prestar apoio psicossocial às vítimas da violência, especialmente às crianças e adolescentes;

 Criar fórum de discussão junto aos trabalhadores e operadores jurídicos e sociais visando o fortalecimento dos mecanismos extrajudiciais de resolução dos conflitos e o desenvolvimento de práticas alternativas ao modelo de vitimização e criminalização da pobreza;

  Prestar assessoria a entidades comunitárias e moradores em projetos de revisão e readequação de espaços de uso coleitvo, equipamentos públicos e comunitários, assim como da moradia, visando melhoria da qualidade de vida e da habitação.

Para os interessados:

As demandas para alguma das áreas do NIAC (Psicologia, Direito, Serviço Social e Arquitetura) devem ser apresentadas pessoalmente, de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 16h30. Não é necessário agendamento.

O NIAC está localizado na DIUC (UFRJ - Ilha do Fundão - Prefeitura Universitária, Prédio Anexo da PR-5). 

UFRJ Setor Padrão
Hospedado por: TIC/UFRJ